Moraes ameaça banir o Telegram no Brasil por 48h

1 min de leitura
Imagem de: Moraes ameaça banir o Telegram no Brasil por 48h
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Nesta sexta-feira (25), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o banimento de perfis do Telegram. Caso a ordem não seja cumprida, o aplicativo de mensagens poderá ser banido pelo prazo inicial de 48 horas, conforme noticiou a Folha de São Paulo.

O aplicativo também fica sujeito a multa de R$ 100 mil por perfil caso os mesmos não sejam bloqueados no período indicado. "A efetivação da determinação judicial de bloqueio [dos perfis] deverá ocorrer no prazo máximo de 24 horas, sob pena de suspensão dos serviços do Telegram no Brasil, pelo prazo inicial de 48 horas", diz Moraes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O ministro, que é relator do inquérito das milícias digitais, também pediu o encaminhamento urgente da decisão à Polícia Federal (PF). O Telegram tem rejeitado os questionamentos de autoridades brasileiras sobre o bloqueio de perfis e canais que disseminam notícias falsas na plataforma. Edson Fachin, novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também relatou que não descarta o banimento do aplicativo no Brasil.

Por outro lado, Moraes não revelou nominalmente quais são os perfis que deverão ser banidos do Telegram, tampouco a quantidade.

Na última semana, o TSE formalizou uma parceria com redes sociais para tentar combater notícias falsas durante o período eleitoral brasileiro. Estão inclusas plataformas como TikTok, WhatsApp, Facebook, Instagram e outras, mas o Telegram ficou de fora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.